segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A MÚSICA NA SALA DE AULA



BURGUESINHA/ SEU JORGE



Vai no cabelereiro
No esteticista
Malha o dia inteiro
Pinta de artista

Saca dinheiro
Vai de motorista
Com seu carro esporte
Vai zoar na pista

Final de semana
Na casa de praia
Só gastando grana
Na maior gandaia

Vai pra balada
Dança bate estaca
Com a sua tribo
Até de madrugada

Burguesinha, burguesinha,
burguesinha, burguesinha,
burguesinha
Só no filé

Burguesinha, burguesinha,
burguesinha, burguesinha,
burguesinha
Tem o que quer

Burguesinha, burguesinha,
burguesinha, burguesinha,
burguesinha
Um croissant

Burguesinha, burguesinha,
burguesinha, burguesinha,
burguesinha
Suquinho de maçã

Burguesinha, burguesinha,
burguesinha, burguesinha



Questões sobre o texto-canção Burguesinha



1. De que trata o texto?


2. Qual a variante linguística explorada(norma culta, linguagem coloquial)? Comente.

3. A quem se destina o texto-canção?

4. O texto é escrito em prosa ou em verso? Justifique.

5. Cite duas gírias presentes no texto.

6. A música é um gênero textual que associa oralidade e escrita. Você acha interessante estudar tal gênero em sala de aula? Por quê?

7. Construa uma versão dessa música que represente uma oposição de sentido.



A Fonética na música



SOU SUA /ADRIANA CALCANHOTO


Sou sua luz

Sou sua cruz
Sou sua flor
Sou sua jura
Sou sua cura
Pro mal do amor
Sou sua meia
Sou sua sereia
Cheia de sol
Sou sua lua
Sua carne crua
Sobre o lençol
Sou sua Amélia
Sou sua Ofélia
Sou sua foz
Sou sua fonte
Sou sua ponte
pro além de nós
Sou sua chita
Sua criptonita
Sou sua Lois
Sou sua Jóia
Sou sua Nóia
Sua outra voz
Sou sua
Sou sua
Sou sua
Plenamente
Simplesmente

(Do álbum OUTROS)






Questões que podem ser estudadas na letra desta música:



1. Identifique as palavras repetidas no texto e explique qual sentido produzido por elas.


2. Retire desse texto cinco pares de palavras que são exemplos fonógicos, ou seja, ao mudar o som, muda-se o significado.


Nenhum comentário: